Indicação da Vacina Contra Varicela (Catapora)

A vacina varicela é uma vacina de vírus vivo atenuado que é indicada em crianças com idade de 9 meses com reforço com 4 anos de idade. Em adultos é feita em 2 doses com intervalo de 6 à 10 semanas.
Para todas as crianças saudáveis é indicada á imunização ativa e em pacientes de alto risco e contactantes próximos susceptíveis.
Outras indicações incluem:

1. Pacientes com "Leucemia Aguda", pacientes portadores de leucemia foram considerados de risco especiais, quando desenvolvem varicela e devem receber vacina, caso nãio tenham tido história de doença ou caso sejam soro negativos.

2. Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras. É recomendável que a contagem global de linfócitos seja de no mínimo 1.200 por mm3.

3. Pacientes com pespectiva de transplante de órgãos. Caso esteja sendo considerado um transplante de órgão, a imunização deve ser efetuada algumas semanas antes da administração do imunossupressivo.

4. Pacientes após a exposição ao doente com varicela segundo o Center For Diseace Control and Prevention (CDC), recomenda-se o uso da vacina 72 horas após a exposição.

5. Adultos susceptíveis devem receber à vacida de Varicela, a não ser que seja contra-indicado medicamente. A importância da indicação da vacina contra varicela é porque além da prevenção da doença e promoção da saúde, a doença pode complicar principalmente em pacientes imunocoprometidos podendo causar desde infecções secundárias de pele pelo Staphilicoccus Aureus como Pneumonias com infecção secundária encefalites e até septicemias.
A doença tem incidência maior em estações quentes e não devemos perder a oportunidade de vacinas "Gesto Vacinal".
A Vacina se encontra dosponível em Clínicas Especializadas e para crianças e adultos imunocomprometidos em Centros de Imunobiológicos (CRIES).

Sobre o Autor:


Dr. Fabrício de Serrano e Pires
Graduado na Universidade Federal da Paraíba
Especialista em Alergia e Imunologia Clínica
Presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI)
Médico Cooperado da UNIMED [Campina Grande/PB]

Dr. Fabrício Pires
Copyright 2011 - Todos os direitos reservados